Concurso de Teses e Dissertações


APRESENTAÇÃO

A primeira edição do Concurso de Teses e Dissertações do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (CTD@SBRC 2018) tem por objetivo selecionar e premiar as melhores teses de doutorado e as melhores dissertações de mestrado na área.

Convidamos pesquisadores das áreas de redes de computadores e sistemas distribuídos a submeter um artigo escrevendo de forma resumida os resultados obtidos em suas teses e dissertações concluídas, defendidas e aprovadas no período de 1 de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2017. O evento premiará as três melhores teses e as três melhores dissertações.


TEMAS DE INTERESSE

Os temas das teses e dissertações devem estar relacionados a qualquer tópico da área de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos.


INSTRUÇÕES PARA AUTORES

Artigos devem ser escritos em português ou inglês na forma de resumo e deverão estar limitados a no máximo 8 (oito) páginas, incluindo figuras, referências e anexos. A formatação do texto deve seguir o padrão da SBC (http://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/category/169-templates-para-artigos-e-capitulos-de-livros).

O autor deve deixar clara a contribuição do trabalho para a área e sua originalidade. O texto deve incluir, obrigatoriamente, o título da tese ou dissertação, nomes do autor, orientador e co-orientador(es) com as respectivas afiliações, resumo/abstract, caracterização do problema e motivação, objetivos e contribuições, trabalhos relacionados, resultados obtidos, e subprodutos do trabalho (tais como artigos científicos, patentes, programas registrados, assim como quaisquer outros elementos que permitam qualificar o trabalho).

As submissões serão realizadas através do sistema JEMS (https://submissoes.sbc.org.br/home.cgi?c=2927).

Cada submissão deverá conter três arquivos: (1) resumo de até 8 páginas do trabalho, (2) ata da defesa do trabalho, e (3) texto completo da tese ou dissertação. Na ata da defesa deverá constar explicitamente que o candidato defendeu e teve o trabalho aprovado, e deverá informar o local, a data da defesa, o nome do orientador e a banca. Todos os documentos devem ser enviados em formato PDF.


AVALIAÇÃO

Cada trabalho será avaliado por pelo menos três membros do comitê de avaliação que analisarão o material submetido pelos autores. Após a fase de revisão e análise, será realizada uma etapa de discussão entre integrantes do comitê de avaliação para a seleção dos trabalhos aceitos.

Os trabalhos selecionados (6 trabalhos em nível de doutorado, e 6 trabalhos em nível de mestrado) serão publicados nos Anais do Simpósio, e o autor principal deverá apresentar seu trabalho no CTD do SBRC. Para fins de premiação, o comitê de avaliação levará em conta o trabalho completo, incluindo os resultados científicos e tecnológicos já gerados, impacto na área de pesquisa e a qualidade da apresentação no SBRC. Os prêmios para os 3 melhores trabalhos em cada categoria serão entregues na cerimônia de premiação durante o SBRC 2018.


DATAS IMPORTANTES

Submissão de artigos: 02 de março de 2018
Comunicação de resultados: 06 de abril de 2018
Envio da versão final: 16 de abril de 2018


COMITÊ DE AVALIAÇÃO

Artur Ziviani (LNCC)
Carlos Kamienski (UFABC)
Cristiano Both (UFCSPA)
Daniel Batista (USP)
Daniel Guidoni (UFSJ)
Danielo G. Gomes (UFC)
Edmundo Madeira (UNICAMP)
Eduardo Cerqueira (UFPA)
Fernando Dotti (PUC-RS)
Heitor Ramos (UFAL)
Jacir Bordim (UnB)
Jose-Marcos Nogueira (UFMG)
Luciano Paschoal Gaspary (UFRGS)
Marcelo Rubinstein (UERJ)
Michele Nogueira (UFPR)
Moises Ribeiro (UFES)
Noemi Rodriguez (PUC-Rio)
Raimundo Jose de Araujo Macedo (UFBA)
Ronaldo Ferreira (UFMS)
Stenio Fernandes (UFPE)


ORGANIZAÇÃO

Alberto Schaeffer-Filho (UFRGS)

Coordenador do Concurso de Teses e Dissertações

alberto[at]inf.ufrgs.br