CoUrb – Mensagem da coordenação


II Workshop de Computação Urbana (CoUrb 2018)

O II Workshop de Computação Urbana (CoUrb) é um evento realizado dentro do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos e promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A computação urbana é uma área interdisciplinar que conecta tecnologia da informação e comunicação, gestão avançada de um grande volume de dados e métodos diversos de análises de dados para propor soluções eficientes para problemas enfrentados pelas cidades. O II CoUrb tem como objetivo a criação de um espaço para a discussão e apresentação de pesquisas e atividades relevantes na área de Computação Urbana e da criação de um espaço de colaboração entre pesquisadores de diferentes áreas, não se limitando somente à Ciência da Computação.

Nesta segunda edição, recebemos 45 submissões de artigos da comunidade e formamos um Comitê de Programa composto por 44 pesquisadores para realizar a avaliação dos artigos submetidos. Cada artigo foi avaliado por pelo menos 3 pesquisadores independentes do Comitê. Ao final do processo de avaliação, tivemos ao todo 135 revisões, com 20 artigos classificados para publicação e apresentação no Workshop, resultando em uma taxa de aceitação de 44%.

A programação do II CoUrb está diversificada e abrangente, contendo trabalhos teóricos, práticos e soluções interessantes para problemas de Computação Urbana no Brasil. Nesta edição, a programação está dividida em quatro sessões técnicas: (i) Mobilidade Urbana, (ii) Novas Aplicações Urbanas, (iii) Sensoriamento e Mineração de Dados Urbanos e (iv) Infraestruturas e Estratégias para o Desenvolvimento Urbano. Além das sessões técnicas, a programação prevê a palestra intitulada “Tactful Networking: The new “Terra Incognita” of networking”, a ser proferida pela pesquisadora convidada Aline Viana (INRIA – Paris, França), reconhecida internacionalmente na área de Computação Urbana. O texto dos artigos selecionados encontra-se na íntegra nos Anais do II CoUrb.

Assim como o I CoUrb, o II CoUrb foi organizado por cinco coordenadores, os quais desejam expressar os seus agradecimentos. Agradecemos a todos os autores que, confiando na qualidade do evento, submeteram seus trabalhos. Agradecemos aos membros do Comitê de Programa e aos revisores externos, por terem aceitado participar voluntariamente do processo de revisão dos artigos. Por fim, agradecemos o apoio dos coordenadores gerais do SBRC 2018, Jó Ueyama (USP) e Fábio Verdi (UFSCar), e a coordenadora de Workshops, Silvana Rossetto (UFRJ).

Os organizadores desejam a todos os participantes do II CoUrb um workshop bastante produtivo e rico em discussões técnicas sobre desafios de pesquisa e colaborações científicas, com o objetivo de promover novos projetos e cooperações na comunidade de Computação Urbana.


Coordenadores do CoUrb
Leandro Villas (UNICAMP)
Thiago Henrique Silva (UTFPR)
Daniel Ludovico Guidoni (UFSJ)
Bruno Yuji Lino Kimura (UNIFESP)
Roberto Sadao Yokoyama (UTFPR)