Mensagem dos Coordenadores Gerais


É com imensa satisfação que, após 21 anos, o Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC) retorna para o Estado de São Paulo em sua 36° edição e a charmosa cidade de Campos do Jordão é a anfitriã de tão importante evento.

Este ano, o SBRC trouxe algumas novidades, quais sejam:

  • Concurso de Teses e Dissertações (CTD) na área de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos;
  • Hackhaton na área de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos tendo como temática a área de IoT (Internet of Things);
  • Vários novos workshops com temas atualizados, incluindo aqui o Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e Graduação (WTG), cujo objetivo é estimular a participação de alunos de graduação e introduzi-los ao SBRC;
  • Isenção na taxa de inscrição de workshops com o propósito de fomentar a presença dos congressistas nestes eventos satélites fortalecendo a discussão em torno de temas específicos; e
  • Início do evento no Domingo sendo finalizado na Quinta-feira.

Esperamos que tais novidades sejam positivas e que os maiores beneficiados sejam os alunos, professores, pesquisadores e a comunidade em geral que tanto se esforçam para manter viva a tão importante área de Redes e Sistemas Distribuídos no Brasil.

Este ano, o SBRC recebeu 291 submissões de artigos para Trilha Principal. Após um cuidadoso processo seletivo, 96 artigos foram selecionados e organizados em 24 Sessões Técnicas. O tradicional Salão de Ferramentas selecionou 10 ferramentas para serem apresentadas no SBRC 2018. Além disso, o evento conta com 3 palestrantes internacionais, 3 painéis, 2 tutoriais, 5 minicursos e 9 workshops.

O prêmio “Destaque do SBRC”, entregue durante a abertura do evento, serve como reconhecimento da comunidade a importantes personalidades que tanto colaboraram com a área.

Agradecemos o apoio da SBC (especialmente as funcionárias Eli Magario e Fernanda Fagundes), do LARC, do Comitê Consultivo do SBRC e da Comissão Especial de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos da SBC. O evento contou com o importante apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), da CAPES, do CNPq, da FAPESP, da RNP, do Google, da 76 Telecom, da VIVAS Networks, da BR Digital, do Grupo Binário / Aruba e ACM Sigcomm. Nosso especial agradecimento à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (ICMC/USP) e ao Instituto Federal de São Paulo (IFSP), unidade de Campos do Jordão, pelo indispensável suporte à realização do evento.

Por fim, mas não menos importante, agradecemos a toda equipe que colaborou com a organização deste grandioso evento: Luiz Fernando Bittencourt/Unicamp e Rossana Andrade/UFC (Coordenadores do Comitê de Programa), Silvana Rosseto/UFRJ (Coordenadora de Workshops), Thaís Batista/UFRN (Coordenadora de Palestras e Tutoriais), Elias. P. Duarte Jr./UFPR (Coordenador de Painéis), Daniel Ludovico Guidoni/UFSJ (Coordenador de Minicursos), Rafael Pasquini/UFU (Coordenador do Salão de Ferramentas), Alberto Egon Schaeffer/UFRGS (Coordenador do Concurso de Teses e Dissertações) e Nazareno Andrade/UFCG (Coordenador do Hackhaton). Também gostaríamos de agradecer a equipe local formada por professores e alunos: Bruno Donato Banhos/UFSCar (site), Yeda Regina Venturini/UFSCar (financeiro), Tiemi Sakata/UFSCar (site), Paulo di Tarso/UFSCar/IFPB (ACM Sigcomm grant), Tatiana Deriggi, Neylor Fabiano, Fernando Mazzola do ICMC/USP (pelo suporte administrativo e pela arte).

Desejamos que todos tenham uma semana agradável e produtiva em Campos do Jordão.


Fábio Luciano Verdi e Jó Ueyama

Coordenadores Gerais do SBRC 2018