Palestra – FUTEBOL Control Framework: Enabling Convergent Network Orchestration for Optical and Wireless Networks

Cristiano Bonato Both

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA

Horário: 07/05/2018 (Segunda-feira) – 8:30 às 10h00

Resumo: In this talk will be presented an overview of the FUTEBOL Control Framework, which aims to enable experimentation at the boundary of wireless and optical networks by facilitating the composition and control of experiments through a comprehensive software-based toolkit. FUTEBOL Control Framework integrates the optical, wireless, and cloud domains, allowing the advancement of telecommunications through experimental research on optical-wireless networks that comprise heterogeneous resources from federated testbeds under a unified Control Framework. This presentation will focus on specifically the design of the Container Orchestration and Provisioning Architecture (COPA) component from FUTEBOL Control Framework. COPA is an open-source software that aims to provide the best user experience by collecting data from the servers and reallocating the processing server where the application could avail from best Quality of Service.

Short Bio: Cristiano Bonato Both possui pós-doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2013). Atua como professor no Departamento de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). O Prof. Cristiano desenvolve atividades de pesquisa nas áreas de redes sem fio, redes de computadores e gerenciamento de redes e vem publicando seus trabalhos em periódicos de bom impacto, tais como o IEEE Communication Magazine, IEEE Wireless Communications, Computer Networks Journal (Elsevier), Journal of Network and Computer Applications (Springer), entre outros. Possui um histórico de atuação ativo em suas áreas de pesquisa, caracterizado por: participação em comitês de programa de simpósios nacionais e internacionais, envolvimento com a organização de eventos científicos (e.g., ERRC, CSBC 2009, SBRC 2010, IEEE/IFIP LATINCLOUD 2012) e revisão de artigos submetidos a diversos periódicos internacionais. Cristiano foi editor da Revista Brasileira de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (RESD) de 2011 a 2014. Cristiano tem se destacado, ainda, na formação de recursos humanos e na captação/execução de projetos de pesquisa. Vem orientando dezenas de trabalhos de conclusão de curso e co-orientando de dissertações de mestrado e doutorado. Tem participado de vários projetos, com financiamento de agências de fomento, como CNPq, FAPERGS e RNP. Atualmente, é membro da SBC, do IEEE e da ACM.