PALESTRA – O Exército Brasileiro e a Segurança da Informação

Gal. Bráulio de Paula Machado

Esta palestra será apresentada em dois dias/horários conforme abaixo:

Horário: 06/05/2018 (Domingo) – 8:45 às 10h00

Horário: 07/05/2018 (Segunda-feira) – 13:00 às 14h00

Resumo: Um dos objetivos do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do Exército Brasileiro é organizar atividades científicas, tecnológicas e de inovação no âmbito do Exército Brasileiro. Nessa palestra o General Bráulio apresentará uma visão geral do DCT, e do Centro Integrado de Telemática do Exército (CITEx) e SisTEx – Sistema de Telemática do Exército que são diretamente subordinados ao DCT. Além disso serão discutidas a Estrutura de segurança da informação do EB, com o papel do Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber) e Centro de Defesa Cibernética (CDCiber). Bem como, será abordada a articipação do EB na segurança da informação nos grandes eventos. Também o Sistema Defesa-Indústria- Academia de Inovação (SISDIA). E finalmente, exemplos de Projetos relacionados com Segurança da Informação como a. Laboratório de análise de malware (CDS), b. Laboratório de Segurança da Informação Itaipu, c. Simulador de Operações Cibernéticas – SIMOC, d. Autoridade Certificadora do Ministério da Defesa – ACDefesa, e. Projeto Laboratório de Segurança Cibernética em Tecnologias de Informação, Comunicação e Automação Aplicada em Sistemas Elétricos – LaSC.

Mini-CV: É General de Divisão e Vice-Chefe de Tecnologia da Informação e Comunicações do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro. Em sua formação academica, o General Bráulio tem Graduação em Engenharia Elétrica e Mestrado em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia. Também realizou cursos de Oficial da Arma de Engenharia da Academia Militar das Agulhas Negras, Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército, Curso de Direção para Engenheiros Militares pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército. Além de cursos de especialização nas áreas de redes de computadores e de gerenciamento de projetos. Durante sua carreira profissional, foi responsável por coordenar a Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicações Estratégicas (TIC) do Exército Brasileiro. Chefiou o Centro de Desenvolvimento de Sistemas responsável pelo desenvolvimento de sistemas corporativos para o Exército Brasileiro. Também responsável pelo projeto e implementação da Autoridade Certificadora do Ministério da Defesa. Autuou na área do Departamento de Engenharia e Construção coordenando o projeto e construção de diversas edificações para apoio a Organizações Militares do Exército. E responsável pelo apoio de tecnologia da informação e comunicações estratégicas no Comando Militar da Amazônia.