Palestra – Tornando Internet das Coisas em realidade de forma rápida, fácil e segura

Rafael Augusto Scaraficci

Horário: 10/05/2018 (Quinta-feira) – 8:30 às 10h00

Resumo: Nos últimos anos, a redução drástica nos custos de produção de sensores e dos dispositivos de comunicação sem fio junto da miniaturização deles impulsionou a expansão da Internet para além dos computadores, tablets e smartphones, permitindo conectar coisas como veículos, itens de vestuário e utensílios domésticos. Isso tem alavancado uma nova onda digital, a da Internet das Coisas.
Segundo estimativas, até 2020 existirão mais de 50 bilhões de dispositivos conectados à Internet e gerenciá-los, garantir a segurança e a privacidade dos dados e a sua transformação em informação é um enorme desafio. Nesta palestra será apresentado e demonstrado a dojot, uma plataforma IoT brasileira, aberta, escalável, robusta e segura que tem como objetivo acelerar o desenvolvimento e implantação de soluções em IoT no Brasil.

Bio: Rafael é graduado em Engenharia de Computação pela Universidade Estadual de Campinas, em 2005, e mestre em Ciência da Computação pela mesma universidade, em 2008. Atualmente, é engenheiro da Fundação CPqD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, onde, desde de 2008, vem atuando como pesquisador e coordenador técnico, tendo trabalhando em projetos de pesquisa aplicada nas áreas de software embarcado, comutadores ópticos, plano de controle, virtualização e internet das coisas. Atualmente coordena o desenvolvimento da plataforma IoT brasileira dojot.