Chamada de trabalhos – Salão de Ferramentas


APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS

O Salão de Ferramentas do SBRC é um fórum de encontro de desenvolvedores e pesquisadores interessados na arquitetura, implementação e avaliação prática de sistemas e ferramentas que contribuem com o avanço do conhecimento da área de redes de computadores e sistemas distribuídos. Com um intuito mais prático, no Salão de Ferramentas, há uma ênfase na demonstração de sistemas e ferramentas, na experiência de seu desenvolvimento, em questões de implantação e uso, e também nas perspectivas criadas por elas.

A edição 2018 do Salão de Ferramentas será realizada em Campos do Jordão-SP, fazendo parte da grade de atividades do 36º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC 2018).


TÓPICOS DE INTERESSE

Todos os trabalhos que apresentem sistemas e ferramentas que possam contribuir com o avanço do conhecimento das áreas de redes de computadores e sistemas distribuídos são de interesse do Salão de Ferramentas do SBRC. De forma geral, os tópicos de interessesão, inicialmente, os mesmos da trilha principal do SBRC.


DATAS IMPORTANTES

Registro de resumos: 05/03/2018
Submissão de artigos: 12/03/2018
Comunicação de resultados: 09/04/2018
Envio da versão final dos artigos aceitos: 16/04/2018


REQUISITOS DA FERRAMENTA

O Salão de Ferramentas foca em resultados experimentais e sistemas/ferramentas funcionais disponíveis para uso. Embora sejam aceitos trabalhos em andamento, deve ser possível que os mesmos sejam demonstrados e estejam disponíveis em uma URL junto com sua documentação e vídeo com instruções para instalação da ferramenta, já no momento da submissão do artigo.

Todas as ferramentas aceitas deverão ser demonstradas em stands e também apresentadas no formato convencional de sessões técnicas do SBRC.


INSTRUÇÕES AOS AUTORES

As ferramentas deverão ser apresentadas em um artigo que deverá ser submetido exclusivamente de forma eletrônica, por meio do sistema JEMS (https://submissoes.sbc.org.br/home.cgi?c=2926). Os artigos podem ser escritos em português ou inglês e submetidos somente no formato PDF. Cada artigo está limitado a 8 páginas, incluindo resumo (e abstract, para artigos em português), figuras, diagramas, referências e anexos. Os trabalhos devem ser formatados seguindo o modelo de artigos da SBC.

O artigo deve conter as seguintes informações:

  • Descrição e motivação do problema tratado pela ferramenta;
  • Arquitetura da solução e descrição das principais funcionalidades;
  • URL onde a ferramenta está disponível (o código-fonte com a licença deve estar
    presente nessa URL, não apenas o binário);
  • URL dos manuais e documentação da ferramenta;
  • URL com um vídeo explicando a instalação e as funcionalidades da ferramenta;
  • Descrição da demonstração planejada para o SBRC, informando equipamentos
    necessários para tal.

Estas informações, bem como a efetiva existência das URLs indicadas, são indispensáveis para a avaliação dos trabalhos. O vídeo é obrigatório, seu intuito é auxiliar os revisores e os leitores que por algum motivo tenham dificuldade na instalação e uso da ferramenta. Recomenda-se utilizar algum site gratuito para upload de vídeos como o youtube ou o vimeo.

AVALIAÇÃO

O processo de avaliação levará em conta a qualidade, relevância e inovação dos resultados práticos, sua documentação, o vídeo explicativo, o artigo submetido e a demonstração proposta para o Salão de Ferramentas do SBRC 2018.

Dentre as ferramentas aceitas, a melhor será escolhida por um comitê específico.

FORMATO

Nesta edição o Salão de Ferramentas será composto de palestras com convidados, demonstrações de ferramentas e sessões técnicas. A distribuição das atividades nos dois dias está sendo definida.


COMITÊ DE PROGRAMA

Alfredo Goldman (USP)
André Drummond (UnB)
Antonio Rocha (UFF)
Carlos Kamienski (UFABC)
Cesar Marcondes (UFSCar)
Cíntia Margi (USP)
Daniel Batista (USP)
Fábio Luciano Verdi (UFSCar)
Flávio de Oliveira Silva (UFU)
Gustavo Figueiredo (UFBA)
Hélio Guardia (UFSCar)
Kalinka Castelo Branco (USP)
Lasaro Jonas (UFU)
Leobino Sampaio (UFBA)
Lisandro Zambenedetti Granville (UFRGS)
Luciano Bernardes de Paula (IFSP)
Luiz Fernando Bittencourt (Unicamp)
Marcelo Nascimento (CPqD)
Rodolfo Villaca (UFES)
Ronaldo Ferreira (UFMS)
Sand Correa (UFG)
Yeda Regina Venturini (UFSCar)


ORGANIZAÇÃO

Rafael Pasquini (UFU)

Coordenador do Salão de Ferramentas

rafael.pasquini[at]ufu.br