WBlockchain – Mensagem dos coordenadores


I Workshop em Blockchain: Teoria, Tecnologias e Aplicações (WBlockchain 2018)

Bem vindos à Primeira Edição do Workshop em Blockchain: Teoria, Tecnologias e Aplicações (WBlockchain 2018), evento realizado em conjunto com o XXXVI Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC 2018).

Blockchain é uma tecnologia emergente que possibilita transações distribuídas e compartilhamento de dados entre participantes que não se confiam mutuamente, sem a necessidade de uma autoridade centralizadora para validação. Introduz o novo paradigma do consenso sob demanda, onde o conjunto de nós da rede concorda com a ordem em que os blocos de transações são agregados à corrente de blocos, proporcionando um ambiente distribuído confiável, escalável, imutável e seguro para a realização e armazenamento de transações na Internet. A blockchain é uma tecnologia disruptiva, pois cria digitalmente uma entidade de confiança, com potencial para substituir entidades certificadoras e centralizadoras das transações, tais como os bancos, governos, cartórios, etc.. Seu potencial de transformação é imenso e aplicações estão surgindo a partir desta tecnologia em diversos setores: ciências, finanças, saúde, artes, governo, etc., além da própria computação.

O WBlockchain constitui-se num primeiro fórum de debates e apresentações de trabalhos teóricos e práticos em blockchain, sobretudo os relacionados à computação distribuída, redes de computadores, confiança no funcionamento de sistemas, segurança e criptografia. Diversos são os desafios na área, os quais envolvem segurança, privacidade, armazenamento, disponibilidade e integridade dos dados, melhoria do desempenho, vazão e banda, escalabilidade, sustentabilidade, economicidade, etc.. O espaço promovido pelo WBlockchain é importante para divulgar resultados recentes, identificar perspectivas de pesquisas futuras, bem como promover a integração entre os diversos membros da academia e indústria no Brasil.

Nesta primeira edição, o WBlockchain contemplará atividades de apresentação de artigos e discussão sobre ações, projetos e perspectivas para a área no Brasil. Foram submetidos 13 artigos completos ao evento; destes, foram selecionados 7 artigos de excelente nível. Cada um deles teve no mínimo 3 revisões, feitas por um Comitê de Avaliação criterioso composto por 19 pesquisadores especialistas nas diversas áreas. Os artigos serão apresentados em duas sessões técnicas: a Sessão (1) relativa à análise das plataformas Bitcoin e Ethereum, além de contribuições para melhoria da infraestrutura; a Sessão (2) com applicações em blockchain, tanto para a computação quanto para outros domínios.

Agradecemos a todo o Comitê de Programa e Revisores pelo excelente trabalho de avaliação realizado, pela reatividade e boas discussões, que contribuíram para termos uma seleção criteriosa e construtiva. Agradecemos aos autores pelas suas valiosas contribuições. Agradecemos à Comissão Organizadora do SBRC 2018 por nos acolher e fornecer o apoio logístico para a concretização do evento. Finalmente, um agradecimento especial à Silvana Rossetto, Coordenadora de Workshops, pela presteza e apoio constantes ao nosso trabalho.


Fabíola Greve, Eduardo Alchieri, Alysson Bessani
Coordenadores do WBlockchain 2018