WBlockchain – Workshop em “Blockchain: Teoria, Tecnologias e Aplicações”

APRESENTAÇÃO

Blockchain é uma tecnologia emergente que possibilita transações distribuídas e compartilhamento de dados entre participantes, que não se confiam mutuamente, sem a necessidade de uma autoridade centralizadora para validação. Introduz o novo paradigma do consenso sob demanda, onde o conjunto de nós da rede concorda com a ordem em que os blocos de transações são agregados à corrente de blocos, proporcionando um ambiente distribuído confiável, escalável, imutável e seguro para a realização e armazenamento de transações na Internet. A blockchain é uma tecnologia disruptiva, pois cria digitalmente uma entidade de confiança, com potencial para substituir entidades certificadoras e centralizadoras das transações, tais como os bancos, governos, cartórios, etc.. Seu potencial de transformação é imenso e aplicações estão surgindo a partir desta tecnologia em diversos setores: finanças, saúde, artes, governo, etc., além da própria computação.

Esse workshop visa integrar pesquisadores e desenvolvedores, tanto da academia, quanto da indústria, e que estejam desenvolvendo pesquisas, projetos e aplicações em blockchain. Diversos são os desafios relacionados com este tema, os quais envolvem segurança, privacidade, armazenamento, disponibilidade e integridade dos dados, melhoria do desempenho, vazão e banda, escalabilidade, sustentabilidade, economicidade, além de outros. Palestrantes e pesquisadores estão convidados a debater e apresentar os seus resultados na área.

TÓPICOS DE INTERESSE

Pesquisadores são convidados a submeter trabalhos em Blockchain que se relacionem com as diversas áreas da computação, e sobretudo a computação distribuída, redes de computadores, confiança no funcionamento de sistemas, segurança e criptografia.

Uma lista não extensiva de tópicos de interesse inclui:

• Algoritmos distribuídos para blockchain
  • Aplicações distribuídas com blockchain
  • Armazenamento distribuído e distributed ledger
  • Arquiteturas distribuídas com blockchain
  • Ataques em nível de rede e aplicação na blockchain
  • Computação em nuvem, névoa e borda com blockchain
  • Consenso byzantino para blockchain
  • Consenso baseado em provas para blockchain
  • Consenso baseado em grafos para blockchain
  • Criptografia para blockchain
  • Criptomoedas e aplicações distribuídas de pagamento
  • Escalabilidade e desempenho em blockchain
  • Integração de sistemas com blockchain
  • Internet das coisas com blockchain
  • Protocolos P2P
  • Segurança da blockchain
  • Segurança de redes com blockchain
  • Redes de blockchain públicas e privadas
  • Redes de computadores robustas com blockchain
  • Testes de desempenho (benchmarking)
  • Validação experimental e simulação
  • Virtualização segura com blockchain

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

Autores são convidados a submeter artigos ou resumos estendidos com apresentação de resultados de pesquisas e projetos, novas diretrizes, visões críticas ou lições apreendidas, em português ou inglês, contendo entre 7 e 14 páginas. Os artigos aceitos e revisados, segundo as recomendações do Comitê de Programa, serão publicados nos Anais do SBRC, no volume de workshops.

O formato dos trabalhos deve ser aquele indicado para artigos pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A submissão será eletrônica via JEMS no portal do SBRC. O arquivo deve estar obrigatoriamente em formato PDF (Portable Document Format).

DATAS IMPORTANTES

Submissão de artigos: 16 de março de 2018 23 de março de 2018
Notificação dos resultados: 06 de abril de 2018 09 de abril de 2018
Envio da versão final dos artigos: 13 de abril de 2018
Data do workshop: 07 de maio de 2018

FORMATO DO WORKSHOP

O programa será formado tanto por palestras de pesquisadores convidados, quanto por apresentação de artigos aceitos, considerando-se seu interesse para a comunidade SBRC.

Durante o evento pretende-se debater, apresentar, discutir resultados de pesquisas e projetos, delinear novas diretrizes, visões críticas ou lições apreendidas. Haverá ainda espaço para discussão de problemas em aberto, bem como de direções futuras de pesquisa e formação de redes colaborativas multiinstitucionais e interdisciplinares entre os pesquisadores.

COMITÊ DE PROGRAMA

E-mail: fabiola[at]ufba.br

Eduardo Alchieri (UnB)

Coordenador do WBlockchain