WCGA – Mensagem da coordenação


XVI Workshop de Computação em Clouds e Aplicações (WCGA 2018)

Sejam bem-vindos ao XVI Workshop de Computação em Clouds e Aplicações (WCGA 2018), evento realizado em Campos do Jordão em conjunto com o XXXVI Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC 2018).

A computação em nuvem continua sendo um tema de interesse da comunidade científica, pois com a sua consolidação também são identificados novos problemas e desafios, como garantias de rede, segurança e execução de aplicações com qualidade de serviço, além de limitações que são contornadas com novas propostas de arquiteturas distribuídas complementares às nuvens, como por exemplo a computação em névoa. A variedade de tópicos que a computação em nuvem tem atraído tem reflexo no programa do WCGA, que conta com artigos relacionados a temas como: elasticidade de aplicações, alocação de máquinas virtuais, eficiência energética, migração entre nuvens, entre outros. Os coordenadores do WCGA agradecem todos os autores que submeteram seus trabalhos e que permitem a continuidade deste workshop com trabalhos de qualidade que permitem a troca de experiência e discussão de pesquisas em um nível elevado.

Agradecemos os coordenadores do SBRC e a coordenação de workshops pelo apoio na realização do WCGA, que vem, desde sua quarta edição em 2006, sendo executado em conjunto com o SBRC. As primeiras edições do WCGA (2003, 2004, 2005) foram realizadas no LNCC, em Petrópolis-RJ e, em conjunto com o SBRC, as edições seguintes foram realizadas em Curitiba-PR (2006), Belém-PA (2007), Rio de Janeiro-RJ (2008), Recife-PE (2009), Gramado-RS (2010), Campo Grande-MS (2011), Ouro Preto-MG (2012), Brasília-DF (2013), Florianópolis-SC (2014), Vitória-ES (2015), Salvador-BA (2016), Belém do Pará (2017), culminando nesta décima sexta edição de 2018 em Campos do Jordão.

O WCGA 2018 recebeu um total de 16 submissões, dentre as quais 11 artigos completos foram aceitos para publicação e apresentação oral no evento. Reiteramos o nosso agradecimento aos autores de artigos submetidos, e enaltecemos o trabalho dos membros do comitê de programa e revisores externos nas avaliações dos artigos. A excelente qualidade do Comitê de Programa do WCGA permitiu uma avaliação extensiva e criteriosa dos trabalhos submetidos. Por fim, agradecemos as entidades que acolhem e apoiam os organizadores do WCGA e SBRC: LNCC, PUCRS, UFSCAR e SBC.


Bruno Schulze, Tiago Ferreto e Mariza Ferro
Coordenadores do WCGA 2018