WGRS – Mensagem da coordenação




XXIII Workshop de Gerência e Operação de Redes e Serviços (WGRS 2018)

O Workshop de Gerência e Operação de Redes e Serviços (WGRS) é um evento realizado dentro do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC) e promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O WGRS chega à sua vigésima terceira edição em 2018, e desde sua primeira edição em 1996, tem representado um fórum nacional importante para a troca de ideias, discussão e avaliação de projetos teóricos e práticos em sua área de concentração.

Este ano, o WGRS recebeu 41 submissões, representando um crescimento em relação às últimas edições. O Comitê de Programa foi formado por 39 pesquisadores que realizaram a avaliação dos artigos submetidos. Cada artigo recebeu em média 3 avaliações independentes, sendo que no final do processo de avaliação tivemos 14 artigos classificados para publicação e apresentação no WGRS, representando uma taxa de aceitação de 34%. Por uma questão de transparência, os trabalhos submetidos pelos coordenadores do WGRS foram avaliados de forma totalmente independente através da realização de revisões anônimas pelo JEMS sem que coordenadores tivessem acesso, e agregados apenas após a definição do ponto de corte. Para continuar com a imparcialidade e seriedade do evento, estamos criando uma comissão para a escolha dos melhores trabalhos para a premiação que acontecerá no Jantar do SBRC. Os membros da comissão serão participantes do TPC que não possuem conflito de interesse com os quatro artigos que tiverem a maior pontuação nas revisões (ordenação realizada pelo JEMS com base nas notas dos revisores).

A programação final do XXIII WGRS contará com 3 seções técnicas e uma palestra. A palestra convidada tratará de um tema relevante para a área de gerência e operação de redes e serviços, a qual será proferida pelo professor Cristiano Bonato Both da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). A palestra terá o seguinte título: “FUTEBOL Control Framework: Enabling Convergent Network Orchestration for Optical and Wireless Networks”. Na primeira sessão técnica, os artigos tem seu principal foco trabalhos que se enquadram no campo de pesquisa de transmissão de vídeo e redes veiculares. Na segunda sessão, o foco principal se dá a contribuições no âmbito de redes definidas por software e virtualização. Finalmente, a terceira sessão técnica tem como foco principal temas propostas relacionadas à segurança e redes definidas por software. É gratificante constatar que o programa do XXIII WGRS reflete a preocupação dos pesquisadores brasileiros em manterem projetos e pesquisa compatível com o desenvolvimento mundial da área de Gerência e Operação de Redes e Serviços.

Gostaríamos de agradecer a todos os membros do Comitê de Programa pelo seu compromisso em retornar avaliações de qualidade em um prazo justo, onde sem a pronta atuação de cada membro o WGRS não teria acontecido. Gostaríamos de agradecer aos organizadores do SBRC 2018 pelo excelente apoio oferecido aos coordenadores dos Workshops associados ao Simpósio pela organização do SBRC. Finalmente, desejamos a todos os participantes do WGRS um workshop bastante produtivo e rico em discussões técnicas bem como conversas com o objetivo de promover novos projetos e cooperações.


Denis Rosário e Leandro Villas
Coordenadores WGRS 2018


Comitê de Programa

Alberto Schaeffer Filho (UFRGS)
Aldri Luiz dos Santos (UFPR)
Anelise Munaretto (UTFPR)
Antonio Tadeu Gomes (LNCC)
Artur Ziviani (LNCC)
Augusto Neto (UFRN)
Bruno Kimura (UNIFESP)
Bruno Schulze (LNCC)
Cristiano Both (UFCSPA)
Cristiano Silva (UFSJ)
Daniel Fernandes Macedo (UFMG)
Daniel Guidoni (UFSJ)
Denis Rosário (UFPA)
Edmundo Madeira (UNICAMP)
Eduardo Cerqueira (UFPA)
Fatima Duarte-Figueiredo (PUC Minas)
Fernando Matos (UFPB)
Islene Garcia (UNICAMP)
Jeferson Campos Nobre (UNISINOS)
Joaquim Celestino Júnior (UECE)
Joel Rodrigues (Inatel)
José Augusto Suruagy Monteiro (UFPE)
Jose-Marcos Nogueira (UFMG)
Juliano Wickboldt (UFRGS)
Lisandro Zambenedetti Granville (UFRGS)
Luciano Paschoal Gaspary (UFRGS)
Luiz Fernando Bittencourt (UNICAMP)
Luiz Henrique Correia (UFLA)
Marcelo Rubinstein (UERJ)
Mauro Fonseca (UTFPR)
Michele Nogueira (UFPR)
Michelle Wangham (UNIVALE)
Paulo André da Silva Gonçalves (UFPE)
Rafael Lopes Gomes (UECE)
Roberto Sadao (USP)
Ronaldo Ferreira (UFMS)
Thiago Henrique Silva (UFTPR)
Vinicius Cunha M Borges (UFG)