WPEIF – Mensagem dos coordenadores


IX Workshop de Pesquisa Experimental da Internet do Futuro (WPEIF 2018)

A Internet está presente no dia-a-dia das pessoas e provoca um profundo impacto na sociedade. A tecnologia atualmente disponível permite que cada pessoa esteja conectada à Internet com dispositivos móveis, equipados com múltiplas interfaces de rede e com diversos sensores. A mesma evolução tecnológica possibilita que sensores dos mais variados tipos sejam implantados e interligados, permitindo a criação de sistemas ciber-físicos que propiciarão uma nova onda de serviços e aplicações.

A próxima geração da Internet e próxima geração das redes móveis de telecomunicações, chamada 5G, será baseada em uma infraestrutura e em redes que serão flexíveis, reconfiguráveis e programáveis. Nesse cenário os conceitos de software defined networking, network function virtualization e cloud computing serão a base para a criação dessa nova geração de redes atenderá a requisitos específicos de diferentes aplicações. Essa infraestrutura permitirá a coexistência de múltiplas arquiteturas de rede com focos em diferentes verticais de mercado.

O olhar do Workshop de Pesquisa Experimental da Internet do Futuro (WPEIF) é a próxima geração da infraestrutura, das redes e aplicações que provocarão profundas mudanças em nossa sociedade. Em sua nona edição o WPEIF possuirá três seções técnicas. Os trabalhos envolvem a virtualização de funções de rede utilizando diferentes técnicas de virtualização, novas técnicas e protocolos baseados no conceito de Software Defined Networking e a experimentação envolvendo novas arquiteturas de rede e a Internet das Coisas.

A programação do evento conta ainda com painel onde representes dos projetos FIBRE, FIWARE, FUTEBOL e 5GINFIRE apresentarão oportunidades que envolvem a infraestrutura Brasileira para o apoio à pesquisa experimental e o desenvolvimento da próxima geração de aplicações e serviços que utilizam as redes flexíveis e programáveis e a computação em nuvem.

Gostaríamos de agradecer aos autores pelo interesse no evento e pelos trabalhos submetidos, aos membros do comitê técnico de programa, do Brasil e do exterior, pela qualidade das revisões e aos coordenadores de workshops e do SBRC pela confiança e apoio constante na organização do IX WPEIF.
Finalmente, agradecemos a toda a comunidade que participa e está sempre presente no WPEIF o que o torna um dos maiores e mais importantes workshops do SBRC.


Antônio Jorge Gomes Abelém, Universidade Federal do Pará (UFPA)
Flávio de Oliveira Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
José Ferreira de Rezende, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Coordenadores do IX WPEIF