WSCDC – Mensagem dos coordenadores


I Workshop de Segurança Cibernética em Dispositivos Conectados (WSCDC 2018)



O I Workshop de Segurança Cibernética em Dispositivos Conectados (WSCDC) em conjunto com o 36º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC 2018), em Campos do Jordão, SP, tem por objetivo atuar como um fórum para apresentações técnicas de trabalhos completos, pesquisas em andamento e outras atividades relevantes, como medições e/ou estudos experimentais em sistemas reais, na área de segurança cibernética de dispositivos conectados. O workshop também procura estreitar laços entre a comunidade científica, profissionais da indústria e grupos das forças armadas ligados a defesa cibernética e proporcionar-lhes um canal de comunicação acerca de tendências tecnológicas e resultados recentes de pesquisa.

Apesar da importância da segurança cibernética para a comunidade de redes de computadores, não existia um workshop com esse tema no âmbito do SBRC. Os números do workshop (19 artigos submetidos, 9 aceitos, 2 seções técnicas, 1 palestra e 1 painel) reforçam a importância da abertura de um painel de discussão sobre segurança em sistemas e dispositivos conectados dentro do SBRC.

Finalmente, a coordenação do workshop gostaria de agradecer a todos os autores e participantes pela apresentação dos trabalhos e contribuições de pesquisa em segurança cibernética de dispositivos conectados, agradecer a todos os revisores e membros dos comitês de programa e de organização pelo apoio na elaboração do programa do workshop e nas atividades, ao palestrante Gal. Bráulio de Paula Machado, e adicionalmente agradecer os apoios da UFScar, UFU e SBC.


Cesar Augusto C. Marcondes
Paulo Matias
Paulo Sérgio Melo de Carvalho
Pedro Frosi Rosa
Rodrigo Sanches Miani

Coordenadores do WSCDC 2018