WTF – Mensagem do coordenador


XIX Workshop de Testes e Tolerância a Falhas (WTF 2018)

O Workshop de Testes e Tolerância a Falhas (WTF) foi criado em 1998 para discussões e troca de ideias sobre trabalhos teóricos e práticos relacionados a testes e a tolerância a falhas desenvolvidos tanto na academia como na indústria. Neste sentido, o WTF tem sido nos últimos 20 anos o principal fórum nacional da Comissão Especial de Sistemas Tolerantes a Falhas (CE-TF) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O número de submissões do WTF 2018 demonstram o interesse contínuo de pesquisadores que trabalham na área.

A programação desta 19a edição inclui 8 artigos completos selecionados pelo Comitê de Programa que serão apresentados durante uma tarde em duas sessões técnicas. A primeira sessão é a de Algoritmos Distribuídos e Técnicas de Tolerância a Falhas. A segunda sessão é a de Detectores de Falhas, Privacidade e Testes. Os artigos selecionados apresentam pesquisas relevantes abrangendo diversos tópicos da área de testes e confiabilidade como, por exemplo, casos de testes baseados em similaridades, execução de algoritmos distribuídos em redes virtualizadas, detecção de falhas, privacidade em aplicações web e serviços e replicação máquina de estados. São pesquisas desenvolvidas em universidades brasileiras e em parceira com instituições internacionais.

Agradeço a cada um dos 25 membros do Comitê pelas excelentes revisões. Meu agradecimento especial aos membros da Comissão Especial de Sistemas Tolerantes a Falhas, especialmlente aos Professores Elias Duarte Jr., Luiz Antônio Rodrigues e Eduardo Alchieri, pelo apoio durante o processo de construção e revisão desta edição. Por fim, obrigado aos organizadores do SBRC 2018, especialmente à Professora Silvana Rosseto, organizadora dos Workshops.


Edson Tavares de Camargo
Chair do WTF 2018